Sinopse – pela Oficina Pintura e Escultura APCC
A Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC reúne obras de pintura e de escultura de diversos artistas que exercem a sua atividade criativa na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.
Representa, em primeiro lugar, um convite para conhecer as identidades artísticas dos autores em causa, percecionando como as respetivas condições orgânicas se entrecruzam com as suas visões do mundo para dar espaço a manifestações de individualidade e singularidade, ainda assim ancoradas na própria história das artes plásticas.
Mas é ainda – e assim se justifica a apresentação em conjunto destas obras – uma oportunidade para compreender como o trabalho realizado pela APCC nesta área é enquadrado pela recusa de conceitos como ‘arte inclusiva’, em si próprios geradores de exclusão, e visa proporcionar aos indivíduos o desenvolvimento da sua dimensão artística (tanto enquanto criadores, como enquanto recetores ou consumidores) e a entrada nos circuitos ‘normalizados’ da arte.
A Exposição Coletivas de Artes Plásticas da APCC está integrada no programa de celebração do 50.º aniversário da instituição, que irá decorrer ao longo de 2025.
Sobre a APCC
Fundada em 1975, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra afirmou-se como uma referência nacional e internacional no trabalho em prol da pessoa com deficiência, nos mais variados campos. Ao assinalar cinco décadas de existência, a APCC pretende sobretudo enaltecer o papel de cada um que, ao longo desse tempo, se tornou parte de uma comunidade empenhada em trabalhar pela dignidade de todas as pessoas e pela transformação da sociedade.