CASA DA MUTUALIDADE
Divulgação do Mutualismo
CASA DA MUTUALIDADE
Divulgação do Mutualismo

Galeria de Arte e Centro de Mutualismo

O projeto da Casa da Mutualidade, localizada na Rua Dr. Manuel Rodrigues n.º 5, nasceu em 2004 no âmbito das comemorações das Bodas de Diamante da instituição.

Pensada como um espaço de divulgação de um mutualismo de vanguarda, a Casa da Mutualidade acolhe exposições de arte e outras iniciativas culturais, nomeadamente colóquios, conferências de imprensa, lançamento de livros, ações de formação, entre outros eventos.

Se quiser receber informação de todas as iniciativas e atividades desenvolvidas ou simplesmente agendar um evento, basta apenas contactar-nos e falar connosco.

Exposições

//Exposição: Arte que Alimenta a Vida >> Coletivo
06.10.21 a 28.10.21 

Curadoria: A.N.A.I

A presente exposição decorre dos trabalhos realizados na Disciplina de Pintura da UTL e na Oficina de Pintura da Oficina do Idoso.

Esta mostra de Pintura destaca-se pela diversidade, qualidade técnica e beleza estética dos trabalhos expostos, chamando a atenção para a sensibilidade e reconhecida capacidade das suas autoras.

Depois de uma vida dedicada à profissão, estas Artistas ocupam agora parte do seu precioso tempo, de uma forma saudável, expondo o seu talento e a sua criatividade. É um momento de inegável importância, na medida em que permite a oportunidade de mostrar ao público o que de mais belo e saudável a Arte lhes proporciona. E porque “A Arte alimenta a Vida”, assim se demonstra a inequívoca dedicação destas Alunas, com o firme propósito de bem-estar e contínuo enriquecimento cultural e social.
Outra registo desta exposição assenta no registo artístico da delicadeza e graciosidade dos movimentos de uma bailarina que, ao dançar com paixão, desenha com o seu corpo o poema que habita no seu coração. Também, através da pintura se pretende, igualmente com gestos suaves, numa dança com o pincel e as tintas, transpor para a tela toda a carga emocional transmitida pelas bailarinas. Na procura constante pela perfeição encontram-se obstáculos que se têm de ultrapassar, medos para superar…e é por vezes nas coisas mais simples que se encontra a beleza mais inesperada, mais profunda e sincera. Uma pessoa que sonha ser bailarina tem que aprender a andar nas pontas dos pés e, para o conseguir, cai e levanta-se inúmeras vezes. Toda a dor que sente traduz-se numa mensagem da alma em busca da perfeição.  Não existe espaço para a palavra desistir, porque isso seria sinónimo de matar o seu grandioso sonho. Mas quando esta se ergue atinge uma majestosa beleza com um simples gesto seu…parece que flutua no ar com uma graciosidade ímpar…que atinge a perfeição quando tocar o coração do espetador com a poesia da sua alma.