Casa da Mutualidade recebe festival O Mundo do Vinho
Programa anuncia duas semanas de celebração em torno do vinho, da arte e da vida
Coimbra prepara-se para receber a 8.ª edição de O Mundo do Vinho (OMV). De 15 e 29 de outubro, o evento promete transformar a cidade num palco de experiências culturais e sensoriais, tendo o vinho como ponto de encontro. O programa foi apresentado na manhã de 24 de setembro, em conferência de imprensa na Casa da Mutualidade, espaço d’A Previdência Portuguesa acolherá algumas iniciativas no âmbito do festival.
Com destaque para a diversidade de atividades que cruzam cinema, literatura, poesia, gastronomia, colecionismo e enoturismo, a apresentação foi conduzida por Margarida Mendes Silva, autora e diretora artística do projeto, contando com a presença de João Carvalho, Diretor Comercial e Marketing d’A Previdência Portuguesa, entidade parceira desta edição.
Na sessão de perguntas e respostas, foram esclarecidas dúvidas sobre a programação e os objetivos do evento. Quando questionada sobre a escolha da região Centro como palco privilegiado do OMV, Margarida Mendes Silva referiu o valor do território.
Tenho um profundo apreço pela zona do Sicó, uma região com identidade própria e com uma forte ligação à tradição vitivinícola.
Trazer parte da programação para esta geografia é também uma forma de valorizar o património local, a sua história e os saberes que se preservam de geração em geração.
O vinho é, acima de tudo, um elo de cultura e partilha, e o Centro do país oferece-nos essa dimensão de forma genuína.
A diretora artística acrescentou ainda que o evento pretende juntar diferentes públicos e linguagens, cruzando artes, gastronomia e património, com o vinho como inspiração maior.
João Carvalho salientou a relevância da parceria entre a Casa da Mutualidade e o OMV, recordando que este espaço, no coração de Coimbra, se tem afirmado como um polo cultural da cidade, ao acolher exposições, conversas e iniciativas que promovem a cultura e a comunidade. «Nesse sentido», acrescentou com entusiasmo, «O Mundo do Vinho vem reforçar e ampliar a missão da instituição, projetando ainda mais o papel da Casa da Mutualidade no tecido cultural da região».
Este é um programa de ficar com água na boca, pela qualidade e diversidade das propostas, e estou certo de que será um enorme sucesso.
Queremos que mais pessoas descubram a Casa da Mutualidade, um espaço que não é apenas d’A Previdência Portuguesa, mas da cidade e para a cidade.
A 8.ª Edição de O Mundo do Vinho passará pela Casa da Mutualidade com duas iniciativas.
Carlos Cabral: Rótulos de Vinho do Porto
16 de outubro a 7 de novembro
Conheça uma pequena parte do espólio doado ao Museu do Douro pelo colecionador Carlos Cabral, um dos maiores especialistas brasileiros na área do vinho do Porto.
Show Cooking com Vera Ferraz
23 de outubro
Neste showcooking a nossa convidada vai ensinar a confeccionar as suas iguarias com a ajuda preciosa do vinho do Porto, protagonista, por inteiro, da exposição de rótulos a visitar na Galeria.




