As Sedes d’A Previdência Portuguesa

Os 94 anos d’APP contam com uma história rica e longa, que através das pessoas e do património, contam também um pouco da história da cidade de Coimbra.

No seu início, A Previdência Portuguesa enfrentou dificuldades em encontrar um espaço adequado para instalar a sua sede. Durante os anos de 1929 a 1967, passou por várias localizações até chegar ao edifício atual.

A sede estava nas instalações do jornal A Gazeta de Coimbra, no Pátio da Inquisição e, mais tarde, optou-se por utilizar temporariamente o escritório de um dos seus sócios, o Dr. Tito Bettencourt.

Posteriormente, conseguiu-se um espaço na Rua da Sofia, n.º 70-3º, onde se estabeleceu a partir de dezembro de 1929. No entanto, devido às dificuldades de acesso ao terceiro andar, decidiu-se mudar a sede para o Largo da Fornalhinha, n.º 19-P, que se manteve até 1935. Nesse mesmo ano, adquiriu-se um edifício na Praça 8 de Maio, na Rua Visconde da Luz, para onde se transferiu a sede após obras de adaptação.

Em 1955, a Assembleia Geral Ordinária foi convocada para a nova sede na Praça 8 de Maio, n.º 8. Contudo, devido ao aumento do número de Associados, as instalações tornaram-se insuficientes, levando a Direção a adquirir os edifícios localizados na Rua da Sofia, em 1957, para construir uma nova sede. As obras começaram em 1964 e a inauguração ocorreu a 29 de julho de 1967, com a presença do Ministro das Corporações e da Previdência Social, Prof. Doutor Gonçalves Proença.

A nova sede foi considerada um marco importante para a Associação, proporcionando melhores instalações e funcionalidades. O evento de inauguração foi celebrado com grande entusiasmo pelos dirigentes e Associados d’A Previdência Portuguesa, contando com a presença de representantes do Ministério das Corporações e da Previdência Social e da Cidade.

A nova sede representou um avanço significativo para a Associação, contribuindo para o seu prestígio e importância dentro do contexto mutualista português. As instalações na Rua da Sofia foram elogiadas e receberam visitas de muitas pessoas, enriquecendo a área e fortalecendo a imagem da Instituição, permanecendo como ponto central dos serviços prestados pela APP até aos dias de hoje.

 

Informação retirada de Mendes, J. A. (2020). A Previdência Portuguesa Associação Mutualista: 90 Anos em Prol da Solidariedade (1929-2019). Coimbra: A Previdência Portuguesa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin