No passado dia 11 de janeiro, A Previdência Portuguesa celebrou 97 anos de história, junto de Associados, parceiros, colaboradores, amigos e familiares, na Casa da Mutualidade.

A manhã foi repleta de animação, música e surpresas. O acordeonista João Gentil abriu as celebrações com um momento musical, ao qual se seguiram os tradicionais discursos.

António Martins de Oliveira, Presidente do Conselho de Administração d’A Previdência Portuguesa, agradeceu aos Associados, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e colaboradores, por mais um ano em que a instituição “deu vida aos valores mutualistas” e em que consolidou resultados muito positivos.

“O mutualismo é uma filosofia de vida direcionada às pessoas, às comunidades e à nação; não é uma filosofia política - é uma filosofia de relacionamento humano. A Previdência Portuguesa vai continuar o seu caminho para preparar o futuro com os melhores recursos.”

António Martins de Oliveira, Presidente do Conselho de Administração d'A Previdência Portuguesa

A surpresa do evento veio em dobro, pelos irmãos gémeos Clarisse e José Branquinho de Carvalho. Filhos de José Branquinho de Carvalho, falecido Associado responsável pelo Boletim, ao saberem do aniversário d’A Previdência, aproveitaram a ocasião para devolver à instituição um quadro que esta havia oferecido ao seu pai. O momento emocionou a sala, transmitindo a ligação familiar, o sentimento de pertença e a história partilhada com a instituição.

"Este quadro foi oferecido ao meu pai há muitos anos e permaneceu pendurado no quarto da nossa mãe até ao presente.
Sempre desejámos devolvê-lo à casa e hoje temos essa oportunidade.”

Clarisse e José Branquinho de Carvalho

José Alberto Silva, Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, sublinhou a importância de celebrar 97 anos, «reconhecendo um percurso, honrando uma herança e antecipando o futuro».

"A Previdência Portuguesa orgulha Coimbra e o movimento mutualista.
É um exemplo claro do que é o Mutualismo no século XXI, pertencendo ao presente e, sobretudo, ao futuro."

José Alberto Silva, Presidente da União das Mutualidades Portuguesas

Wander Carvalho, administrador do pelouro de Recursos Humanos e da Cultura, destacou a Casa da Mutualidade e o seu papel enquanto espaço cultural e de lazer da cidade de Coimbra, «que recebe até ao final deste mês a exposição de Miguel Pinheiro». O artista, autor de “Everybody’s got something to hide except me and my monkey”, apresentou a mostra de linogravura, convidando o público a desfrutar de uma experiência inovadora. 

Acompanhado de serviço de catering e animação infantil, o 97º Aniversário d’A Previdência Portuguesa encerrou com o tradicional corte do bolo.