Paragem da Digestão: mitos e verdades
O que é a Paragem da Digestão?
A paragem da digestão é uma expressão popular para a descrição de um desconforto gastrointestinal súbito, causado pela interrupção do processo digestivo. Isso acontece devido à alteração das condições necessárias para um normal funcionamento do processo digestivo.
Mitos e Verdades sobre a Paragem Digestiva
Deslize os slides para saber mais
“Sinto-me cheio, empanturrado – isso pode dificultar a digestão?”
Verdade! Refeições muito pesadas sobrecarregam o estômago, o que torna o processo digestivo mais lento e desconfortável.
“Ir à água depois de comer faz parar a digestão.”
Mito! O que pode ocorrer é uma reação ao frio extremo – chamada choque térmico – não uma paragem digestiva. A digestão continua a acontecer.
“Se treinar depois de comer, vou parar a digestão.”
Verdade! A atividade física redireciona o fluxo sanguíneo dos órgãos digestivos para os músculos, interferindo assim na digestão, podendo causar paragem digestiva.
“A digestão funciona como um botão de ligar e desligar.”
Mito! A digestão é um processo fisiológico contínuo. O que por vezes acontece é uma desaceleração temporária. No entanto, continua a funcionar.
“Se comer depressa prejudico a digestão.”
Verdade! Mastigar pouco e ingerir os alimentos muito rápido impede uma digestão eficaz, o que pode causar enfartamento, desconforto gástrico ou até a “paragem” da digestão.
“Vomitar alivia o desconforto da paragem digestiva.”
Mito! O vómito é um sintoma de que algo está mal e não deve ser induzido como solução para o desconforto digestivo.
“Se dormir depois de comer posso prejudicar a digestão.”
Verdade! Deitar após a refeição favorece o refluxo gastroesofágico, o que pode provocar azia, regurgitação e mal-estar.
“Beber refrigerantes ou outros gaseificados ajuda a digestão.”
Mito! As bebidas gaseificadas podem provocar distensão abdominal, gases e desconforto, o que pode dificultar mais a digestão, em vez de ajudar.
Previous
Next
Em caso de episódios frequentes ou intensos de desconforto gástrico, vómitos persistentes, dor intensa, perda de peso, sangue nas fezes, consulte um médico ou ligue para a Linha de Saúde 24 ou para o 112.
*Texto adaptado de Hospital da CUF, Organização Mundial de Saúde (OMS), Direção Geral da Saúde (DGS) e Controlo e Prevenção de Doenças (CDC)
Clínica Previdência Saúde
- 239 090 165 (Chamada para rede fixa nacional)
- clinica@previdenciasaude.pt
- clinicaprevidenciasaude