A saúde oral é parte integrante e integrada à saúde geral. Consequentemente, sem saúde oral não há saúde geral, de modo que, um problema que afeta a cavidade oral e causa dor pode também acarretar dificuldade na mastigação, dificuldade na fala, diminuição da qualidade de vida e bem-estar, afetando assim diretamente a saúde geral.
A boca é um órgão participante das atividades humanas mais essenciais. A deglutição, a fonação e a mastigação são ações importantes e estão diretamente ligadas à saúde oral. A qualidade e o número de dentes presentes na cavidade oral são indicadores importantes de saúde oral.
O impacto das doenças da cavidade oral, destacando a cárie e doença periodontal, reduzem a qualidade de vida e a função, causando dor e sofrimento, se enquadrando como um problema grave e de saúde pública por serem doenças altamente prevalentes.
Uma deficiência na saúde oral afecta individualmente tanto a nível psicológico como físico, podendo ter influência no desenvolvimento da criança, na forma de articular as palavras, de sentir o sabor dos alimentos e de se desenvolver socialmente.
A prevenção, direcionada à saúde oral, evita a manifestação da doença antes que ela se instale, afastando o aparecimento da dor, perda de função ou incapacidade, mesmo que temporária.
Medicina Dentária preventiva
É a área da Medicina Dentária cujo objetivo é a prevenção de doenças da cavidade oral.
Engloba os seguintes procedimentos:
–Selamento de Fissuras: aplicação de um material fluído na face oclusal dos dentes (molares e pré-molares) saudáveis de modo a prevenir o aparecimento de cáries
–Aplicação tópica de Flúor: aplicação de alta concentração de flúor em gel para fortalecer o esmalte dentário reduzindo o risco de cárie
–Destartarização: remoção profissional da placa bacteriana, tártaro e manchas nos dentes
–Instruções de Higiene Oral: recomendações sobre as técnicas de escovagem
Marque já: 239 090 165