A Previdência Portuguesa comemorou, na segunda feira, 11 de janeiro, os seus 92 anos.
Este aniversário foi comemorado com a apresentação do livro “A Previdência Portuguesa – Associação Mutualista: 90 anos em prol da solidariedade”, do Professor Doutor José Amado Mendes. Esta obra, é um registo histórico da solidariedade ao setor social de 90 anos d’A Previdência Portuguesa. O autor, José Amado Mendes, na sua apresentação, realçou a importância que APP sempre teve no apoio às famílias. Elogiou o trabalho das sucessivas Direções, com o desejo que APP continue no caminho de excelência para “chegar ao centenário ainda mais forte, nos vários domínios”.
A obra, com cerca de 150 páginas, é um registo histórico d’APP e regista também a importância que o mutualismo teve ao longo dos tempos, da solidariedade ao setor social, fala sobre a expansão a nível nacional.
O prefácio é do presidente do Conselho de Administração, Dr. António Martins de Oliveira. Recorda, também na abertura desta apresentação, que A Previdência “nasceu da necessidade de proteção à família e ao indivíduo provocado pelas circunstâncias que envolviam a sociedade portuguesa no início do século XX, também ela afetada pela crise mundial de 1929”. Comparou esses tempos iniciais aos de hoje, com as dificuldades provocadas pela pandemia, e sublinhou que os principais princípios da associação se mantêm – “partilha, entreajuda, solidariedade e respeito mútuo” -, continuando a instituição “a manter o seu trabalho e a filosofia do mutualismo, onde todos trabalham para todos”.