Um sorriso saudável - A Importância da saúde oral
A medicina dentária na infância é a área da medicina dentária que se dedica à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes, desde o primeiro ano de vida até à adolescência. O objetivo principal da odontopediatria é a prevenção e o tratamento de problemas dentários, garantindo uma boca sã, estética e funcional.
Identificar e prevenir possíveis problemas dentários, como cáries, e orientar os pais sobre a higiene oral e hábitos alimentares, é o primeiro passo para uma cavidade oral saudável na vida adulta.
A escovagem deve ser feita com uma pasta de dente com flúor e o fio dentário deve ser usado para limpar as áreas entre os dentes. A alimentação também tem um papel importante na saúde oral. Devem-se evitar alimentos açucarados e bebidas gasosas e incentivar uma alimentação rica em nutrientes, para contribuir para a prevenção de cáries e outros problemas dentários.
É recomendado que as crianças sejam acompanhadas pelo dentista regularmente, a cada seis meses, para que a saúde oral seja monitorizada e para que sejam identificados e tratados precocemente quaisquer problemas que possam surgir.
Cheque-dentista na Clínica Previdência Saúde
Na Clínica Previdência Saúde pode usar os cheques-dentista inseridos no programa do SNS. Os cheques-dentista são referenciações emitidas ao abrigo do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), que dão acesso à prestação de cuidados de saúde oral personalizados.
Os cheques dentista para crianças são parte de um programa nacional de promoção da saúde oral que tem como objetivo garantir o acesso a cuidados preventivos e curativos para crianças e jovens até aos 18 anos.
Estes cheques podem ser usados para tratamento de cáries, selamento de fissuras, entre outros procedimentos e são distribuídos na escola, para os 7, 10 e 13 anos, ou emitidos no centro de saúde, para os 4, 16 e 18 anos.
Dra. Dulce Gouveia















