A Nossa História
A fundação d’A Previdência Portuguesa inscreve-se num tempo marcado por instabilidade política, social e económica, vivido nas primeiras décadas do século XX, entre a queda da Monarquia, a I República, a Ditadura Militar e o advento do Estado Novo. Num contexto de fragilidade das famílias perante a doença, a morte e a ausência de mecanismos públicos de proteção, um grupo de cidadãos maioritariamente ligados ao setor dos serviços – médicos, advogados, comerciantes, militares e profissionais liberais – decidiu criar uma associação mutualista capaz de assegurar segurança e rentabilidade.
O projeto tomou forma em 1928 e, após um difícil processo de aprovação de estatutos e de angariação de Associados, foi oficialmente reconhecido em 1929, ano que a Instituição assinala como a sua fundação. Entre os primeiros 500 sócios inscritos, destacaram-se figuras como José Aires de Sá, Artur Gaspar Madeira, Paulo Evaristo Alves e Carlos Simões Dias Figueiredo, recordados como obreiros fundamentais na consolidação da Associação.
A Previdência Portuguesa concentrou a angariação de Associados principalmente na zona de Coimbra, em virtude da rede de relações dos fundadores. No entanto, rapidamente a Instituição expandiu a sua atuação, abrangendo progressivamente todo o território nacional e mesmo algumas localidades no estrangeiro com comunidades portuguesas. Já em 1935, apenas alguns anos após a fundação, com correspondentes em 76 localidades, sobretudo nas regiões Norte e Centro, e essa rede incluía, por vezes, instituições financeiras como bancos, além de indivíduos. O crescimento da rede de Associados e a necessidade de garantir presença direta em áreas estratégicas, levou a Instituição a adotar diversas estratégias, como o recrutamento de agentes (promotores) e correspondentes em zonas ainda pouco cobertas, acompanhada de informação e mapas indicativos das regiões carenciadas, sobretudo no Interior e no Sul do país. Hoje, a rede de promotores conta com mais de 100 profissionais em todo o território nacional.
Na década de 1970, ciente da importância dos grandes centros urbanos, a Associação deliberou criar delegações nas zonas de Lisboa e do Porto, visando reforçar a cobertura e proximidade com os Associados. Este movimento de descentralização e ampliação territorial consolidou-se nas décadas seguintes e culminou, mais recentemente, na criação da Delegação Norte em Santa Maria da Feira.
Esta decisão veio dar resposta direta às necessidades dos Associados da região, reforçando o atendimento personalizado e fortalecendo a presença institucional no Norte do país, numa estratégia coerente da expansão geográfica e consolidação do mutualismo.
Marcos Históricos
Fundação
A 11 de janeiro de 1929, afirmando-se como pioneira ao lançar soluções inovadoras de poupança e proteção social, concebidas para acompanhar os portuguesas em cada fase das suas vidas.
Boletim Associativo
Lançamento da primeira edição.
Estatutos
Criação de novos estatutos.
Primeira Sede
Aquisição de edifício para sede própria, localizado na Praça 8 de Maio.
Censura do Governo
Com a Censura do Governo, o Boletim foi suspenso e foi nomeada uma Comissão Administrativa para liderança da Instituição.
Primeira Distribuição de Melhorias
Primeira distribuição de melhorias (excedentes técnicos) pelos Associados, no total de 3 milhões de escudos. Até 2025 houve 16 distribuições de melhorias, a última no valor de 200 mil euros.
Nova Modalidade
Criação da modalidade Subsídio a Prazo com Opções.
Nova Sede
Inauguração da atual Sede, no nº193 da Rua da Sofia, em Coimbra.
I Encontro de Agentes e Correspondentes
Primeiro Encontro de Agentes e Correspondentes, agora chamados Promotores.
Novas Modalidades
Criação das modalidades Subsídio de Dote e Subsídio Duplo de Sobrevivência e Prazo.
Jardim de Infância da Previdência Portuguesa
Início de atividade do Jardim de Infância da Previdência Portuguesa (JIPP). Foi oficialmente inaugurado em 1989, na celebração do 60º aniversário da Instituição.
Novas Modalidades
Criação das modalidades Subsídio Periódico com Opções e Pensão de Reforma.
Novas Modalidades
Criação das modalidades Poupança Juventude, Poupança Educação, Capital de Reforma e Diferidos com Opção.
Casa da Mutualidade
Inauguração da Casa da Mutualidade como Galeria de Arte e Centro de Mutualismo.
Nova Modalidade e Revista Solidar
Criação da modalidade Poupança Crescente e lançamento da Revista Solidar.
Delegação Norte e Gala Solidária
Inauguração da Delegação Norte, em Santa Maria da Feira.
Gala Solidária “Somos Todos pela Acreditar”, apoiando a Associação Acreditar e encerrando as comemorações do 90º Aniversário d’A Previdência Portuguesa.
Livro “90 Anos em Prol da Solidariedade”
Lançamento do livro “90 Anos em Prol da Solidariedade”.
Clínica de Medicina do Trabalho
Aquisição da Clínica de Medicina do Trabalho Fernando Albergaria.
Nova Corrida APP
1ª edição da Nova Corrida APP, recuperando as Corridas da Juventude, realizadas pela última vez em julho de 2002.
Cafetaria Solidária
Inauguração da Cafetaria da Casa da Mutualidade, desenvolvida em parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).
Concerto pela Terra
Realizado no Convento de São Francisco, foi patrocinado em exclusivo pel’A Previdência portuguesa, pelo despertar da consciência coletiva para a proteção ambiental e cujas receitas reverteram para a UNICEF Portugal.
Centro Multidisciplinar
Inauguração deste espaço inovador que integra vários serviços aos Associados e à comunidade com um Centro de Estudos, um Centro de Artes Plásticas, um Local do Cidadão e Mediação de Seguros.
Exposição Histórica
Exposição original “De Associados Para Associados – Uma História Viva” esteve no Coimbra Shopping, no qual permitiu conhecer momentos emblemáticos da história da Instituição, desde a fundação à atualidade.
Medalhas e Prémios
1987 - Medalha de Ouro da Cidade
Atribuído pela Câmara Municipal de Coimbra e entregue em sessão solene em 1988.
1987 - Prémio da Imprensa de Mutualismo
Atribuído pela Casa da Imprensa de Lisboa.
2004 - Prémio Mutualismo e Solidariedade
Atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas.
2012 - Prémio Inovar para Melhorar
Atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas à Galeria de Arte e Centro de Mutualismo na Casa da Mutualidade.
2016 - Prémio Inovar para Melhorar
Atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas à Horta Pedagógica e Social.
2020 - Prémio Inovar para Melhorar
Atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas ao projeto "Unidos na Diversidade, Inclusivos na Intervenção".
2024 - Prémio Inovar para Melhorar
Atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas à Cafetaria da Casa da Mutualidade.
2024 - Prémio Mutualismo e Solidariedade
Atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas ao Presidente do Conselho de Administração, António Martins de Oliveira.




