Depressão Sazonal

Quando as estações do ano afetam o estado de espírito

Com a chegada do outono e do inverno, os dias tornam-se mais curtos, as temperaturas caem e a luz solar diminui. Estas mudanças podem reduzir a energia e a motivação, levando a menor disposição para sair da cama, trabalhar, interagir e socializar.

Em alguns casos, este estado de espírito pode desencadear um quadro conhecido como depressão sazonal – ou Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) – uma forma de depressão que pode surgir em determinadas épocas do ano.

O que é a Depressão Sazonal

A depressão sazonal é um tipo de depressão diretamente associado às mudanças de estação que pode afetar profundamente o dia a dia das pessoas, de forma quase incapacitante. É mais frequente no outono e no inverno, quando a luz solar é menor, mas as alterações comportamentais relacionadas com as estações também podem acontecer noutras alturas do ano, sobretudo na primavera.

A razão exata para o surgimento dos sintomas da depressão sazonal ainda não é totalmente conhecida, mas a ciência identifica um conjunto de fatores importantes.

Possíveis causas da Depressão Sazonal
Deslize os slides para saber mais
Menor Exposição Solar
A falta de luz reduz a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina — neurotransmissores que regulam o humor, o sono e a motivação — aumentando a predisposição para tristeza e desânimo.
Alterações na Melatonina
Com as noites mais longas, o corpo produz mais desta hormona responsável pelo ciclo do sono, o que favorece fadiga e sonolência.
Desajuste do Ritmo Circadiano
A diminuição da luz diurna interfere no “relógio biológico”, causando desequilíbrios nos padrões de sono e energia.
Outros Fatores de Risco
Viver em regiões com pouca luz natural, apresentar deficiência de vitamina D ou ter histórico familiar de depressão ou transtorno bipolar.
Previous
Next

Sintomas mais comuns

  • Tristeza;
  • Ansiedade;
  • Alterações nos horários de refeições;
  • Falta de apetite;
  • Irritabilidade;
  • Perda de interesse em atividades sociais;
  • Alterações nos padrões do sono.

Há sintomas que se invertem caso a depressão sazonal ocorra no inverno ou no verão. Por exemplo, nos meses frios há habitualmente mais vontade de comer, consequente ganho de peso e mais sono. Já quando se trata da época de calor, sofre-se de insónias,  há perda de apetite e perda de peso.

menina com ar de tristeza, com a cabeça apoiada nos braços cruzados sobre as pernas encolhidas

Tratamento e Prevenção

Existem várias soluções para combater os sentimentos depressivos relacionados com a mudança das estações e, caso já exista histórico de depressão sazonal, evitar que as alterações comportamentais evoluam.

  • Sair de casa, passear e fazer caminhadas para aproveitar a luz do dia;
  • Abrir as cortinas para deixar entrar mais luz em casa;
  • Ter uma alimentação cuidada, evitar doces e hidratos de carbono;
  • Fazer exercício várias vezes por semana para reduzir a ansiedade;
  • Tentar estar com amigos e família, ter uma vida social ativa.

Alterações de humor relacionadas à estação podem ser facilmente ignoradas, mas, se persistirem ou dificultarem as atividades diárias, é fundamental procurar apoio profissional.

A depressão sazonal tem tratamento eficaz e, com acompanhamento adequado, é possível manter a qualidade de vida durante todo o ano.

*Texto adaptado de CUF

Psicologia na Clínica Previdência Saúde

Dra. Rosário Mendes
Psicóloga Clínica