O Transtorno do Espetro do Autismo (TEA) é considerado o transtorno de desenvolvimento mais frequente, com forte impacto pessoal, familiar e social. Por este motivo é importante estarmos atentos a alguns sintomas de que poderemos estar na presença do mesmo, o qual terá sempre que ser confirmado por um especialista, obviamente.
Atendendo a que o TEA pode manifestar-se a partir dos primeiros meses de vida, embora o seu diagnóstico só se faça mais tarde, pareceu-nos pertinente partilhar convosco alguns sinais de que algo pode não estar bem, no processo de desenvolvimento do bebé.
Alguns sinais a que prestar especial atenção:
Nos primeiros meses de vida: desatenção à voz humana; preferência por objetos, em detrimento da face humana; ausência de sons vocais; o olhar do bebé não segue a mãe quando esta se afasta; o bebé não olha para os olhos da mãe, enquanto está a ser amamentado; o bebé não estende os braços a pedir colo. .
No primeiro ano de vida: o bebé não manifesta curiosidade pelas pessoas; não pronuncia ainda nenhuma palavra compreensível; movimenta-se, mas sem intenção no movimento.
Aos dois anos: a criança não presta atenção quando lhe apontam um objeto; isola-se dos outros meninos; manifesta dificuldade em lidar com ambientes ruidosos; não demonstra emoções através de gestos e expressões faciais; não responde quando a chamam pode aparentar excessiva “independência”.
“O autismo na primeira pessoa.”
quarta, 21:30 – 22:30
Para nos falar de Autismo, na primeira pessoa, Sónia Soares Coelho convida Raquel Tavares Lebre, autista. Esta última é co-fundadora e vice-presidente da “Associação Portuguesa Voz do Autista” e empresária em nome individual. Abordarão o “estado do Autismo, em Portugal”, e inúmeros mitos sobre o Autismo, tais como: “o Autista é um pouco estranho e muito difícil de lidar”; “o Autista é deficiente e nunca vai ser ninguém”, “o Autista não sente” … entre muitos outros!
SSC: Psicanalista e Psicoterapeuta RTL: Autista e Vice-Presidente da “Ass. Port. Voz do Autista”
Apareça, dia 9 de Março, pelas 21h30, no Facebook!.
Para mais informação contacte-nos através:
938794830
facebook.com/mentanalysis
Instagram: @clinica_mentanalysis