No Natal, Poupe com Consumo Sustentável
A chegada da época festiva leva-nos sempre a fazer algumas contas, mas certo é que contamos sempre com um aumento dos custos. Posto isto, deixamos aqui as nossas sugestões para poupar a carteira e o ambiente no Natal.
Árvore de Natal
Opte por um pinheiro natural em vaso de forma a que, mais tarde, seja plantado no solo ou doado a um viveiro.
No caso de usar uma árvore artificial, cuide da sua manutenção, para que a possa reutilizar nos próximos anos.
No entanto, se pretender algo mais criativo e talvez mais divertido, sugere-se que reaproveite rolhas, caixas de papelão, garrafas pet, paletes… materiais que lhe permitam construir em modo DIY.
Outra opção passa por usar como árvore de Natal os ramos provenientes de podas e cortes responsáveis feitos na floresta.
Decoração
De modo a evitar o desperdício de recursos, sugerimos que, se tiver possibilidade, inicie as decorações natalícias apenas com o início do advento.
Usufrua dos elementos que a natureza lhe oferece. Recolha algumas pinhas, ramos e folhas secas e em família crie arranjos, peças de centro e enfeites.
Reinvente os enfeites decorativos reutilizando materiais, como por exemplo rolhas de cortiça, para criar guirlandas.
Em alternativa, adquira artigos produzidos por Associações de caráter social ou a artesões locais que utilizem produtos sustentáveis contribuindo assim para a comunidade.
Iluminação
Hoje em dia existem no mercado imensas opções de lâmpadas de uso mais eficiente (p.ex. as LED) e de menor consumo energético.
Use velas degradáveis (p.ex. cera de abelha). Pode também usar sistemas de iluminação com temporizador e carregamento solar (p.ex. para iluminação exterior)
Não deixe as luzes acesas em períodos em que não há ninguém em casa ou a família está a dormir.
Trocas de prendas
Um bom modo de poupar tempo e dinheiro é limitar o número de prendas que oferece. Para o fazer, quer em almoços e jantares de Natal em que haja trocas de prendas, quer na noite de Natal em si, crie antecipadamente um sorteio entre as pessoas que estarão presentes, deste modo, cada pessoa dá e recebe uma prenda.
Além disso, de modo a criar alguma animação ao distribuir as prendas, pode não revelar quem a dá diretamente. Cada pessoa poderá escrever uma pequena quadra alusiva a si de modo a ser adivinhada por quem recebe a prenda em questão.
Presentes
Contrarie o consumismo desenfreado com visitas a mercados de natal locais/regionais, de produtos artesanais, biológicos e a mercados solidários.
Pode também adquirir artigos em segunda mão, em boas condições e a preços acessíveis. As lojas com produtos e marcas sustentáveis feitas em Portugal também são uma excelente escolha.
Todos os anos há imensas campanhas de solidariedade para Associações de caráter social e mercados solidários de apoio a inúmeras causas. Aqui pode, de uma forma rápida, adquirir presentes de consciência tranquila, pois está a apoiar alguém ou uma causa.
Normalmente encontra muitos artigos handmade como artesanato tradicional ou urbano, bio ou regionais, como compotas, doces, etc.
Embrulhos
Aposte na reutilização do papel de outros anos, de jornais, de sacos de pano ou papel, de frascos, caixas e outros materiais com potencial de reaproveitamento.
Se souber tricotar ou costurar pode oferecer os presentes dentro de bolsas personalizadas com a possibilidade de poderem ter uma nova vida como por exemplo, para saco de pão ou mesmo para saco de compras.
Ceia
De modo a evitar o desperdício de alimentos, faça uma lista de compras do que é mesmo necessário, e evite o consumo de produtos embalados. Adquira embalagens familiares ou opte por produtos a avulso, em função da quantidade pretendida.
Compre ingredientes locais e da época (apresentam melhores características nutricionais), por norma têm um custo económico inferior e têm uma cadeia de distribuição curta, promovendo assim a economia da região.
Algumas cooperativas locais promovem a comercialização de cabazes de produtos da zona, privilegiando o contacto direto entre produtor e consumidor. Consuma também com consciência ao optar por ingredientes produzidos através de métodos que respeitam o ambiente (como exemplo biológicos).
Reaproveite tudo o que sobrou no dia seguinte. Armazene o que for possível e guarde no frigorífico até 48 horas. Também pode congelar por 30 dias. Reparta as sobras por entre os elementos da família ou ofereça a instituições como a RE food (em recipientes não descartáveis).
Resíduos
Separe os diferentes resíduos, guarde os papéis de embrulho e os laços decorativos e recicle os restantes utilizando os ecopontos.
Se possível, adie alguns dias a deposição dos resíduos não orgânicos de forma a evitar a acumulação de lixo nos contentores.
Recolha o óleo alimentar utilizado nas frituras dos doces de natal e entregue-o para reciclar num ponto de recolha próximo da sua residência.