A época festiva é, normalmente, vista como um período de felicidade, de prendas, de tempo de qualidade com a família e os amigos… um período perfeito. A partir de novembro (ou até antes), estamos rodeamos de luzes, descontos e músicas de Natal e, por vezes, estabelecemos expetativas irrealistas daquilo que “devia ser” a “altura mais bonita do ano”. Assim é comum, durante os meses de novembro e dezembro, o sentimento de ansiedade, tristeza e solidão.

Além disso, porque o Natal marca, também, o início de um novo ano, muitas pessoas chegam à conclusão de que o ano que passou foi um “fracasso”, ou que não cumpriram nenhuma das metas que tinham estabelecido.

Assim, é comum a muitas pessoas, o sentimento de que este seja, na verdade, um período mais triste e mais solitário do que o esperado. Os mais afetados são pessoas com depressão, alguma perturbação de ansiedade, ou outra doença mental. E, mesmo pessoas que adoram o Natal podem experienciar estes sentimentos.

Alguns outros sintomas comuns, neste período, incluem mudanças no apetite ou no padrão do sono, sentimento de tristeza, irritabilidade, dificuldades de concentração, sentimento de culpa ou de inutilidade, cansaço e preocupação.

Se se sente sozinh@ e/ou triste durante as festas, lembre-se, não está sozinh@.

Não há nada de errado consigo.