Inverno com conforto e poupança.

A energia está cara, mas mesmo assim, queremos aproveitar o Inverno com conforto.
Assim, partilhamos aqui algumas dicas para poupar na fatura da energia, mas mantendo todo o conforto em sua casa.

Baixar o termostato

Não é preciso reduzir muito a temperatura, uma leve redução já se fará notar na conta a pagar ao fim do mês. A redução também pode ser apenas para os momentos em que se sai de casa, ou se vai dormir, em que a redução da temperatura da casa é menos problemática.

Desligar os aquecedores de áreas que usa menos

Dependendo do equipamento que utiliza, pode ligar e desligar os aquecedores em diversas áreas da casa. Para poupar, se não o faz ainda e se lhe for possível, experimente desligar os aquecedores das áreas da casa que utiliza menos. Além disso, também é boa ideia fechar as portas dessas divisões.

Reduzir perdas de calor investindo em isolamento

O investimento em isolamento térmico contribui em muito para a eficiência energética da sua habitação. Identifique as fugas de calor, sobretudo em portas e janelas, e isole-as corretamente. Quer faça por si mesmo, quer contacte um profissional, será certamente um investimento vantajoso.

Inspecione e troque os seus equipamentos

Os equipamentos de aquecimento devem ser inspecionados para assegurar que trabalham do modo mais eficiente possível. Por vezes, a troca de equipamentos mais antigos pode também ser uma fonte considerável de poupança a longo prazo, se investir em equipamentos mais eficientes. 

Mercado regulado de gás

É já possível mudar para a tarifa regulada de gás, no entanto, deve informar-se e fazer as contas para ter a certeza se vale a pena mudar na sua situação específica. Tenha em consideração possíveis implicações na conta da eletricidade ao mudar de fornecedor de gás, caso tenha o mesmo fornecedor para ambos. 

Esquentadores

Geralmente, é possível mudar a temperatura da água nos esquentadores. Geralmente, esta estará definida num valor excessivamente elevado para o que é necessário para tomar banho. Se a baixar, deverá notar uma diferença nos gastos de gás. No caso de se tratar de uma caldeira ou de um termoacumulador, informe-se com o instalador.

Emulsores e cabeças de chuveiro.

Se ainda não tem um emulsor nas suas torneiras, faça-o, este equipamento limita o caudal das torneiras. Uma cabeça de chuveiro eficiente é um excelente complemento. Estes dois equipamentos permitem-lhe poupar água, e, pensando também na utilização de água quente, gás.

 

Crédito Imagens Freepik: 1ª,