0001[1]

A Previdência Portuguesa inaugura a 03 de janeiro, pelas 18h30, a exposição de escultura “Artesão, Arte & Ferro” de Jorge Simões.

Jorge Simões, 60 anos, começou a trabalhar o ferro com o pai, há quase cinco décadas, numa oficina junto da sua residência, em Almalaguês, Coimbra. Da forja saíram então as alfaias e o mobiliário que garantiam a subsistência da família, juntamente com as colchas e os tapetes tecidos pela sua mãe, uma referência maior da típica tecelagem de Almalaguês. A morte prematura do pai, também músico autodidata, e a dureza do ofício desviariam Jorge Simões para uma carreira nos Serviços Prisionais, mas o apelo do ferro e da criação mantiveram-no ligado à velha oficina, onde passou a dedicar-se à escultura.

Em permanente experimentação, tem produzido obras de pequena e média dimensões, mas vem-se aventurando também em peças de outro fôlego, reportando etnografias e atividades características dos lugares a que aquelas se destinam. São disso exemplo recente um trio de gaiteiros, instalado na sua terra-Natal, uma homenagem à arte piscatória da lampreia, em Valença, ou um invulgar memorial da vida académica de Coimbra, no Penedo da Saudade. Além do ferro forjado, Jorge Simões tem esculpido a pedra e dedicado outra parte do seu tempo à pintura, em acrílico e aguarela.

A mostra poderá ser visitada até 29 de janeiro na Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo, na Rua Dr. Manuel Rodrigues 5 3000-258 Coimbra.

Contamos com a sua visita!

A Previdência Portuguesa é uma Associação Mutualista que tem como missão a promoção do bem-estar dos seus Associados, disponibilizando múltiplos produtos na área da mutualidade, financiamento através de empréstimos, cuidados à primeira infância (Jardim de Infância d’A Previdência Portuguesa), ensino complementar (Centro de Explicações APP) e uma clínica médica (Clínica Previdência Saúde), assim como benefícios vários na área da economia doméstica, saúde, desporto, lazer e cultura.

A Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo é o espaço polivalente d’A Previdência Portuguesa no qual a Instituição promove e acolhe a realização de eventos de índole associativa, cultural e mutualista.
“É no dar que se recebe” é o lema d’A Previdência Portuguesa, fundada em 1929.