A harmonização orofacial é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto sem recorrer a cirurgia estética.

Consiste na realização de um conjunto de diferentes procedimentos estéticos, que têm como objetivo melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como o nariz, queixo, dentes ou região malar ( mais conhecida como “maçãs do rosto”).

Estes procedimentos promovem o alinhamento e correção dos ângulos da face, melhoram a harmonia entre os dentes e restantes características da pele, conferindo mais harmonia e beleza ao rosto e realçando as características já existentes.

Alguns resultados podem ser vistos de imediato, logo a seguir à intervenção estética, mas o resultado final demora cerca de 15 dias a surgir. Inicialmente, podem surgir alguns hematomas mas que desaparecem ao longo do tempo.

Algumas das técnicas mais usadas para realizar uma harmonização facial são:

Preenchimento do rosto

O preenchimento facial com ácido hialurónico é uma técnica de embelezamento e reestruturação da pele envelhecida.

É indicado para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão do rosto, normalmente ao redor dos olhos, cantos da boca e testa. Também é usado para aumento do volume dos lábios e bochechas e, para corrigir olheiras.

Além disso, uma outra técnica em que o ácido hialurónico é usado é a volumização do rosto, sendo aplicado na região dos malares, mandíbula e nas laterais do rosto. Isso é indicado principalmente com o passar dos anos, pois em algumas partes do rosto o tecido subcutâneo é perdido com a idade.

Os resultados da sua aplicação surgem imediatamente após o procedimento, e duram entre 6 meses até 2 anos, dependendo do organismo de cada pessoa, da quantidade de gel e da profundidade e quantidade de rugas.

Após a aplicação do ácido é comum surgir dor, inchaço e hematoma no local, que geralmente desaparece ao final de uma semana.

Preenchimento labial com ácido hialurónico.

Aplicação de Toxina Botulínica (Botox)

A aplicação de botox é utilizada para levantar ou corrigir o ângulo das sobrancelhas ou suavizar rugas de expressão, como pés de galinha ou rugas da testa. O botox consiste numa toxina, chamada de toxina botulínica, que provoca o relaxamento do músculo, prevenindo a formação de rugas.

A toxina botulínica também pode ser usada a nível terapêutico no tratamento do bruxismo, relaxando o músculo e eliminando as dores provocadas por ele.

Eliminação das rugas da testa, glabela e “patas de galinha” com Botox

As principais indicações para o uso da toxina botulínica são para as as rugas e linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas e em volta dos olhos (pés-de-galinha). Também é possível usar o Botox para arquear sobrancelhas, levantamento da ponta do nariz, rugas periorais “código de barras” entre os lábios e o nariz e correção de sorriso gengival.

 O uso é indicado normalmente para pacientes a partir dos 25 anos. O tempo entre as aplicações pode ser entre 4 a 6 meses, dependendo de cada caso.

A toxina botulínica está contra-indicada em grávidas, mulheres em período de amamentação, portadores de doenças imunológicas, coagulopatias e doenças neuromusculares.

A harmonização orofacial é um tratamento recente na Medicina Dentária. Esta técnica busca proporcionar equilíbrio entre a relação estética e funcional tanto do sorriso, quanto do rosto do paciente. Através de alguns procedimentos, é possível corrigir assimetrias, melhorar proporções faciais e garantir um aspecto rejuvenescido da região. Além de cuidar do bem-estar e da saúde, também se consegue melhorar a autoestima da pessoa.

Antes de partir para o procedimento, é feita uma avaliação das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias, além das principais queixas do paciente. Assim, com todas essas informações, o dentista consegue propor um plano personalizado que mistura tratamentos dentários e faciais.