Concerto pela Terra deslumbra público
O Grande Auditório do Convento de São Francisco esgotou para receber o Concerto pela Terra.
Um evento organizado pelo Rotary Club Coimbra-Olivais, pela Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra e pela Câmara Municipal de Coimbra, teve como objetivo despertar a consciência coletiva para a proteção ambiental.
Patrocinado de forma exclusiva pel’A Previdência Portuguesa, reuniu num espetáculo de elevado nível artístico e cultural, artistas como Cuca Roseta, Cordis e o Coro dos Antigos Orfeonistas, contracenando com projeções de imagens de catástrofes globais, discursos do Papa Francisco e de António Guterres, e coreografias de dança.
José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, não escondeu a sua emoção no final do espetáculo: “Foi deslumbrante, de cortar a respiração e verdadeiramente impactante. É impossível deixar esta sala hoje e não refletir sobre o que se está a passar no mundo, e como temos de agir agora”. O autarca de Coimbra destacou ainda a organização do evento, frisando a importância das “sinergias entre as entidades responsáveis, instituições e associações” e “o grande apoio d’A Previdência Portuguesa, sem o qual este espetáculo não seria possível”.
“Maravilhoso”, “encantador”, “muito bonito” e “surpreendente” foram alguns dos adjetivos usados para caracterizar o espetáculo.
Para além da sensibilização para questões ambientais, o Concerto pela Terra foi um evento de cariz solidário – as receitas do espetáculo reverteram para a Unicef Portugal, que enquanto organização humanitária, intervém em algumas das regiões mais difíceis do mundo, nomeadamente cenários de guerra e fustigados pelas alterações climáticas, para alcançar as crianças mais desfavorecidas e construir um mundo melhor para todos. A Previdência Portuguesa ofereceu ainda alguns bilhetes a algumas instituições da cidade, como a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.
“Consideramos que a nossa contribuição não se pode bastar a um só momento e decidimos prolongar a nossa campanha de apoio à Unicef”, afirmou António Martins de Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da associação mutualista. A campanha original oferecia dois convites para o Concerto pela Terra, na subscrição de uma solução de poupança e a doação (d’A Previdência) do correspondente a 1% à Unicef Portugal. A campanha mantém-se em vigor, agora sem a oferta dos convites, mantendo a doação feita à Unicef Portugal pel’A Previdência Portuguesa.
Veja algumas fotos do evento (João Lobo):