noticia_destaque_09122019

A exposição de pintura “As Serras do Demo”, de José da Costa, está patente ao público até próximo dia 29 de dezembro, na Casa da Mutualidade- Galeria de Arte d’A Previdência Portuguesa (APP). A entrada é livre e a visita à exposição pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 09.00 às 18.00 horas.

A inauguração da exposição teve lugar no passado dia 2 de dezembro, na presença de vários convidados e público em geral. O conimbricense José da Costa, que se iniciou na arte como autodidacta na década de 1970, explicou o motivo da criação da exposição “As Serras do Demo”. O desafio partiu, segundo explicou, do pintor Mestre Alberto Péssimo para fazer uma exposição individual, “em que deveria fazer uma exploração temática sobre os escritores portugueses que dissertaram sobre as Serras e sobre a  gente do interior”. O resultado foi uma série de quadros expressionistas figurativos e por vezes retratistas. Na visão do artistas figura o imaginário das faces e das paisagens do interior português.

A primeira exposição d’ “AS Serras do Demo” teve lugar no Espaço Fernando Valle, em Coja, Arganil. Os quadros da “Serras do Demo” foram expostos, depois, na Ordem dos Médicos, em Coimbra, inserido nas comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde.

António Martins de Oliveira, Presidente da Direção d’A Previdência Portuguesa mostrou-se satisfeito com a parceria com José da Costa, elogiando a qualidade do trabalho e da exposição. Lembrou, ainda, que a  A Casa da Mutualidade- Galeria de Arte recebe exposições mensais, e que são sempre uma oportunidade de aproximar a comunidade à arte e à APP. Fique atento à sua agenda cultural.