site

A campanha solidária CABAZES DE NATAL D’APP distribuiu 200 cabazes com bens alimentares por seis instituições de cariz social em Coimbra, Santa Maria da Feira e Ovar.

O Mutualismo é também Ajudar quem Ajuda. Tem a missão de melhorar as condições socioeconómicas daqueles que vivem com mais dificuldades e  infelizmente estas foram exacerbadas neste ano pandémico.
A entreajuda está presente na génese da APP e foi com a nossa profunda preocupação social que programamos esta campanha e com a ajuda dos colaboradores da APP criámos 200 cabazes com especial cuidado e carinho.
O cabaz d’APP foi pensado para a ceia de Natal em que o bacalhau tinha de estar presente mas também foi contemplado com outros géneros alimentícios do dia a dia como leite, arroz, massas, azeite entre outros assim como alimentos para reconfortar a alma como o bolo-rei e o chocolate para os mais pequenos!

Assim, chamámos para esta campanha, aqueles que todos os dias trabalham com aqueles que mais precisam como a APTO – Associação Todos pelos Outros, a ATLAS –  Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, o PÁTIO- Centro de Solidariedade Social, o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância, A Rosto Solidário – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e a G.A.S.S.V .P.- Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira.

Saiba como pode também Ajudar quem Ajuda!

APTO – Associação Todos Pelos Outros
https://atpogeafc.wixsite.com/atpo

A ATPO tem objetivos na área social, mais concretamente desenvolver atividades de ajuda alimentar, serviços de aconselhamento/acompanhamento social, bem como recolha e distribuição de bens considerados essenciais (alimentos, roupas, sapatos, cobertores e outros bens similares), por intermédio de equipas de intervenção direta ou equipas de rua e ainda, desenvolver ações de apoio social e moral aos membros da comunidade mais carenciados, incluindo idosos, crianças, jovens e mães solteiras, visando a melhoria das condições de vida, promovendo e estimulando as suas capacidades intelectuais, culturais e sociais em tudo quanto respeite à sua valorização de modo a permitir a sua plena integração e inserção na comunidade.

IMG_20201218_101710IMG_20201218_154037

ATLAS –  Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD)
https://www.atlaspeoplelikeus.org/

A Atlas é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e tem como missão intervir na comunidade, de modo a criar alavancas de Desenvolvimento Humano Integrado e Sustentável, através da promoção do voluntariado e da cooperação. Tem como finalidade o apoio e cooperação para o desenvolvimento dos povos, das minorias étnicas ou de qualquer grupo desfavorecido, através de programas gerais ou sectoriais e de ações concretas que privilegiam o Desenvolvimento Humano sustentável e a erradicação da pobreza.

IMG_20201218_113417IMG_20201218_153829

O Pátio – Instituição Particular de Solidariedade Social
http://www.opatio.org/

Atualmente a funciona a Valência de Creche com capacidade para 55 crianças, tendo acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, para 41 e a Valência de Pré-escolar com capacidade para 75 crianças.
A experiência de socialização democrática dos estudantes constitui o sustentáculo do trabalho do currículo nas turmas, entendidas como comunidades de aprendizagem, num envolvimento cultural motivador.
É por esta vivência – pondo à prova os valores humanos que sustentam a justiça, a reciprocidade e a solidariedade – que a organização do trabalho e o exercício do poder partilhados virão a transformar os estudantes e os professores em cidadãos implicados numa organização em democracia direta.

IMG_20201218_163548 IMG_20201218_163938

O CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo
https://castiis.pt/

É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, sediada em Sanguêdo, no concelho de Santa Maria da Feira. É uma Instituição de Pessoas, para Pessoas! Procura, diariamente, proporcionar bem-estar, atender a necessidades específicas e contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e comunitário.
O CASTIIS, desde 1987, tem disponibilizado serviços, no âmbito social, ajustados às necessidades da comunidade envolvente.

20201217_15285620201217_152747

 

A Rosto Solidário – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
https://www.rostosolidario.pt/

Nasceu em 2007, promovida pela Congregação Passionista em Santa Maria da Feira e por um grupo de leigos da comunidade local, suportada numa longa experiência de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social e da experiência dos Missionários Passionistas nas Missões de Angola, especialmente na província do Uíge.
Trabalha em prol do desenvolvimento, promovendo equidade, direitos humanos e igualdade de oportunidades, através da realização de projetos concretos centrados na educação e cultura das comunidades. Valoriza a participação e a integração através do voluntariado, da solidariedade e do trabalho em rede e parceria.

20201217_153756

IMG_20201218_153902

G.A.S.S.V .P.- Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira
https://grupoaccaosocial-svp.org/

Fundado em 1981 em S. Vicente de Pereira (localizado a cerca de 7Km do Concelho de Ovar), o G.A.S.S.V .P. tem como principal objetivo desenvolver a intervenção social num meio em que a pobreza e a exclusão social são problemas predominantes.
O Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira, tem vindo a crescer de forma sustentada ao longo do tempo, pautando sempre o seu desenvolvimento pela qualidade dos serviços que pretende prestar à comunidade.
A integração das pessoas na sociedade, o seu bem-estar psicológico e social, o combate à exclusão social e à pobreza, têm sido preocupações constantes ao longo destes 37 anos de existência.