Consciente do baixo nível de literacia financeira em Portugal, A Previdência Portuguesa está a desenvolver um projeto para “atacar o problema à nascença”, ou como quem diz, desde bem cedo, junto dos mais pequenos. Para o efeito, dinamizará, a partir de 2024, um projeto de literacia financeira junto de escolas do 1º ciclo da zona Centro.

Direcionado para crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, o projeto procura construir as primeiras bases para uma boa gestão do dinheiro, apresentando de forma adequada conceitos como poupança, diferentes gastos, tais como necessidades e desejos, explicar de onde vem o dinheiro e o que é um orçamento.

De acordo com o mais recente Inquérito Internacional sobre a Literacia Financeira dos Adultos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), «30% (dos inquiridos) referiram que não sobra dinheiro ao fim do mês».

«Vemos várias vezes que as situações precárias das famílias são resultado da falta de literacia financeira. Procuramos colmatar estas dificuldades, cultivando desde cedo a consciência da importância de poupar. Com este projeto pretendemos ir mais longe e a apoiar o desenvolvimento da literacia financeira, que, sendo a base para a poupança, tem um alcance maior, e influencia diversos aspetos económico-financeiros da população em geral. A literacia financeira apoia as boas decisões, sem ela estamos mais propensos a cometer erros» afirma João Carvalho, Diretor Comercial e de Marketing, sobre as razões que levaram à criação deste projeto.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
porquinho-mealheiro-colorido