presidente_v2

Mutualismo significa união, e união quer dizer “reunir-se” em torno de um objectivo!

Compreendemos que o Mutualismo não é um pensamento dos tempos modernos. Desde a mais longínqua antiguidade, as raízes históricas do Mutualismo estão presentes. Podemos mesmo afirmar que a necessidade humana da entreajuda nasce desde o início das comunidades sociais. Há relatos em que se comprova a existência de formas de organização com carácter mutualista desde a Grécia Antiga e no Império Romano.

A proteção social visa o auxílio mútuo em situações de carência ou de melhoramento das condições de vida dos associados como forma voluntária de realização do ideal da solidariedade. Estes objectivos genéricos de proteção social solidarista são promovidos por instituições mutualistas, geralmente de tipo associativo e inscrição facultativa, ditas Mutualidades ou Associações de Socorros Mútuos, que se especializam consoante as modalidades de proteção a realizar. Este sistema é fundamentalmente caracterizado pela ausência de espírito lucrativo.

Nós, os Mutualistas d’A Previdência Portuguesa, temos um propósito firme, a entreajuda, a solidariedade, a caridade, a fraternidade e estes sentimentos são alimentados pela responsabilidade e respeito para com todos indistintamente.

É preciso compreendermos que o desempenho das nossas tarefas do quotidiano será sempre mais positiva se formos mais coerentes com o nosso modo de pensar e agir..

Sabemos que a vida é uma grande colheita, então que tenhamos atenção às sementes que semeamos. Sabemos também que não somos perfeitos, que estamos a aprender a todos os momentos e que, com humildade, precisamos ter sapiência para olharmos a vida com olhos de ver!

Assim sendo, tomo a liberdade de deixar a todos os mutualistas e restantes cidadãos um convite, que nada mais é que uma reflexão para as nossas vidas, no âmbito profissional e no âmbito pessoal.

O melhor presente para cada um de nós com certeza será dado por nós mesmos! Amar e respeitar para ser respeitado!

Um bom ano de 2017 e um excelente 2018. Sejamos Mutualistas!

Chancela Presidente - TransparenteAntónio Martins de Oliveira
Presidente da Direção